sexta-feira, 24 de julho de 2015

GESTORES DE ACADEMIAS: A CRISE É REAL!

Tenho participado de alguns eventos e ouvido com alguma constância que a crise econômica no Brasil só existe na cabeça das pessoas e que na verdade, o pânico dos brasileiros é o verdadeiro responsável pelos problemas vivenciados por alguns setores da economia.

Desculpem, mas não concordo!


Basta olharmos para o índice de inflação que já chega à casa dos 9%, para os 40% de aumento na tarifa de luz só em 2015, para os 12,6% de aumento no índice de desemprego no primeiro trimestre comparado ao mesmo período de 2014, para os quase 40.000 metalúrgicos colocados em férias somente no ABC, sem falar das milhares de demissões, para a diminuição nos postos de trabalho das micro e pequenas empresas que são as que mais empregam no pais, para os anunciados cortes na Educação e na Saúde...

Fora os fanatismos em defesa do atual modelo econômico, no caso específico do setor de academias, essa relativização se apoia em outros índices aparentemente positivos, como os divulgados pelo SEBRAE, que apontam para um crescimento de mais de 130% do número de estabelecimentos no Brasil nos últimos 5 anos.

CUIDADO!

Interpretar números requer uma análise sistêmica e conjuntural. Vejamos:
  • O aumento do número de academias foi acompanhado pelo número de clientes ou o setor tem se tornado autofágico?
  • A linha de crescimento dos últimos 5 anos é ascendente ou descendente?
  • Qual tem sido o impacto do novo modelo de academias low price (prefiro ao termo low cost) na carteira de clientes das academias tradicionais?
  • O aumento dos custos (tarifas e insumos) tem sido repassado para os clientes ou os estabelecimentos têm absorvido essas perdas?

Essas são perguntas básicas cujas respostas são relevantes para começarmos a entender o impacto da crise no setor.

Se posso ousar e, pretensiosamente, dar uma sugestão aos colegas de profissão que acumulam a função de gestores de academias, diria: ESTUDEM!!!

Estudem os números externos (macrossistema e setor econômico) e internos (sua academia), estudem a concorrência, estudem técnicas de captação e manutenção de clientes, estudem sobre formação de equipes vencedoras e gestão de pessoas, estudem como reduzir custos e principalmente como aumentar receitas.

É esperado, em momentos de crise, uma retração dos setores econômicos. Não será diferente com o setor de fitness. Sobreviverão os gestores mais bem preparados.

Ouvi em uma palestra recentemente que sobreviverão os mais rápidos e não os mais fortes. Fico com a visão evolucionista de Darwin:

Sobreviverão aqueles com maior capacidade de adaptação.


Você está preparado para se adaptar aos novos tempos e enfrentar a passagem pela era das “vacas magras”?

Saudações.

2 comentários: