sexta-feira, 21 de agosto de 2015

NÓS NÃO PRESCREVEMOS ANABOLIZANTE. E O SR. DOUTOR, UTILIZA PRÓTESES VENCIDAS EM SUAS CIRURGIAS?

Tenho utilizado meu blog para, modestamente, tentar contribuir com o crescimento de minha profissão, trazendo à baila temas do dia a dia de nossa atuação.

O fulcro de minhas postagens, via de regra, se refere a questões técnicas que vinculam a Educação Física ao Direito, minha segunda formação. Apesar desta tendência, vou me permitir quebrar o protocolo para, desta vez, manifestar minha mais profunda indignação.


Em recente matéria veiculada pelo RJ-TV, tratando sobre os efeitos do uso indiscriminado de anabolizantes, um médico fez a seguinte declaração:

"não vá nessa estória de professor de Educação Física, nessa estória de colega de academia de que você vai ficar mais forte, pois você vai ficar doente..."
Como assim???

Ainda que tenhamos conhecimento de que, infelizmente existem pessoas com formação em Educação Física que estimulam o uso destas substâncias, não podemos permitir que a imagem de toda uma categoria profissional seja maculada a partir de atitudes isoladas, antiéticas e criminosas.

Afinal nobre Doutor, maus profissionais existem em todas as profissões!

Existem aqueles que utilizam próteses vencidas em suas cirurgias, que mantêm relações duvidosas com laboratórios farmacêuticos, que fraudam o SUS...

Seria um absurdo inescusável e um crime, sugerir que estas sejam condutas comuns à maioria dos médicos.

Como profissionais éticos que somos, jamais prescreveríamos o uso de anabolizantes, assim como jamais julgaríamos o todo por uma ínfima parte.

Somos profissionais da Saúde e Educadores.
Somos profissionais de Educação Física e exigimos respeito.

Saudações.

7 comentários:

  1. Excelente pontuação do Dr Roberto Corrêa em levantar a questão da generalização das irresponsabilidades profissionais. Parabéns. Penso que poderia se gerar um manifesto virtual a respeito do ocorrido. Passar em branco é que não pode!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Mataruna,
      Obrigado pelo seu retorno.
      Concordo. Não podemos, parafraseando Zé Geraldo, permanecer "dando milho aos pombos".
      Grande abraço.

      Excluir
  2. O importante agora eh esse comentário excelente chegar a Globo e mais precisamente a Central Globo de jornalismo .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felipe,
      Muito obrigado por seu comentário.
      Muitos colegas estão se manifestando e tenho certeza nossa indignação já chegou ao médico e a emissora.
      Saudações.

      Excluir
  3. Perfeito! Temos diversos exemplos de profissionais ruins em diversas áreas de atuação, isso não quer dizer que devemos generalizar toda uma categoria por conta destes. Parabéns pelo comentário professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor.
      Você captou o espírito da postagem. Não podemos aceitar que nossa profissão seja entendida a partir daqueles que não agem eticamente. Precisamos expurgar os maus profissionais e para isso devemos cobrar do nosso Conselho que continue atuando de forma implacável em defesa da sociedade e da profissão.
      Saudações.

      Excluir
  4. Comentário infeliz desse médico. Não vi o programa e a referida reportagem, mas não acho que o médico pense realmente que toda classe de profissionais de educação física cometa tal ato, porém ao proferir tais palavras em programa jornalístico de amplo apelo a nível estadual, transmitiu uma imagem arranhada e negativa a nosso respeito, fundamentalmente, para os mais leigos e influenciáveis telespectadores.
    Importante agora é fazer chegar ao telejornal, tal nota de repúdio, com apoio formal de nosso conselho, para que corrijam tamanho erro.
    Parabéns pela iniciativa mestre!

    ResponderExcluir