sábado, 21 de abril de 2018

BNCC - CONTINUAMOS FORA DOS ANOS INICIAIS E DO ENSINO MÉDIO


No dia 17 de março, tive a oportunidade de participar de uma Audiência Pública da Comissão de Esportes da Câmara de Deputados, em Brasília.

A referida audiência foi realizada à requerimento dos Deputados Federais Evandro Roman e Flávia Morais, para discutir o tema: EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Fui convidado pelo responsável pela Frente Parlamentar da Educação Física, Prof. Lúcio Rogério e pelo Presidente do CREF7 (DF) e amigo, Prof. Patrick Aguiar para defender, sob uma perspectiva técnica, a relevância da Educação Física como componente curricular obrigatório na Educação Básica, ministrada por profissionais licenciados na área e é exatamente neste segundo ponto, que “a porca torce o rabo”.

O Prof. RAPH GOMES ALVES, Diretor de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, defendeu que a Educação Física já está contemplada na BNCC, sendo uma área de conhecimento prevista a partir do Ensino Fundamental. Isso é de fato verdade. O problema é que a política do atual Governo, e diga-se de passagem, dos anteriores também, é que na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Educação Física seja ministrada por um professor generalista, sem nenhum conhecimento específico deste componente curricular.

Denunciei na audiência que esta visão se dá, meramente, por uma questão financeira. Os sistemas de ensino não querem gastar dinheiro com educação de qualidade. Diante da denúncia ouvi do representante do MEC um sonoro cri...cri...cri...

Não vou aqui repetir o que disse na audiência. Posto o vídeo para aqueles que, como eu, se engajam na luta por uma educação de qualidade, na qual o papel da Educação Física, desde a Educação Infantil, é de protagonismo.



Além disso, a BNCC para o Ensino Médio foi disponibilizada e serão realizadas audiências públicas para discutir o tema.

Como havia alertado por ocasião da aprovação da Reforma do Ensino Médio, a cortina de fumaça jogada pelo Governo para fugir da polêmica da exclusão da Educação Física como disciplina obrigatória, se desvendou com a proposta apresentada: a Educação Física não estará contemplada em todos os anos do Ensino Médio.

Bom...
Caberá às nossas entidades representativas (conselhos, sindicatos e associações) e a todos os profissionais da área, levantarem mais uma vez a bandeira da importância da Educação Física como componente imprescindível à formação de nossas crianças e jovens. Área de conhecimento de tamanha complexidade e relevância que somente o especialista será capaz de dar conta desta tarefa.

Eu acredito nisso e dentro de minhas limitações, agindo neste sentido.

E você?

Saudações.

6 comentários:

  1. Excelente defesa da educação física na educação básica de forma ampla e a defesa do profissional de educação neste contexto como estabelece a CF e a LDB, no Brasil estas questões são tratadas de forma efêmera e de acordo com o desejo de grupos políticos e de governo e não como politica de Estado, infelizmente e muitos dos que aprovam este tipos de documentos são na sua maioria demagógicos, não estão preocupados com a sociedade. No Piaui o governo aprovou dia 27 de março de 2018 promulgou a Lei Estadual de nº 7.098 que dispõe sobre a docência em Educação Física na Educação infantil no ensino fundamental e médio em escolas públicas e particulares no âmbito do estado do Piaui, a referida Lei foi DE AUTORIA DO CREF15 PI/MA, e proposta pelo deputado estadual. a pergunta é, o Piaui promulga uma Lei isolada para ratificar o a Lei maior que já estabelece esta obrigatoriedade ou mais uma lei para atender as prerrogativa do governo? BRASIL É UMA PAÍS DE lEIS, RESOLUÇÕES, DECRETOS E ETC, podemos então rasgar a nossa CF e a propria LDB? o que você acha? E na minha opinião a BNCC é mais um documento que não acrescenta nada ao processo de desenvolvimento da educação, estar cheio de armadilhas como pano de fundo e que não será levando a serio pelos estados
    e municípios mais um engordo neste pais onde cada governo que ser o pai da criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado José Carlos.

      Com relação a aprovação de leis estaduais, penso que seja importante. Isso porque, embora a lei federal determine a obrigatoriedade da Educação Física em toda a Educação Básica, a responsabilidade pela oferta da educação básica é dos estados e municípios. As leis estaduais e municipais reafirmam o que diz a federal, o que não é ruim.

      Quanto à BNCC, vejo com bons olhos a intenção de criar um mínimo de uniformização para as escolas de todo país. Mas como de boas intenções o inferno anda cheio, concordo com você: provavelmente será mais um documento para "inglês ver".

      Um grande abraço e obrigado pelo prestígio.

      Excluir
  2. Vamos continuar lutando pela legitimidade da Educação Física de forma geral e o Estado respeite as leis já existente e os homens públicos que tem a caneta em 4 em 4 anos respeite a sociedade. Um forte abraço, continuo seguindo o seu blog, espero um dia nos conhecemos pessoalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim José Carlos.
      E mais uma vez, muito obrigado pelo prestígio.

      Abraços.

      Excluir
  3. Boa defesa professor. Fico feliz em nossa voz ser ouvida, apesar de achar que embora os argumentos apresentados e as próprias necessidades das crianças sejam bem concretas, nossos governantes independente da sigla que representam não estão muito interessados em melhorar nosso sistema de ensino. Continuemos a luta !!!

    Gabriel Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, como vai?
      Muito obrigado por seu comentário.

      Obrigado pelo retorno.
      Saí com uma boa impressão da audiência. Uma deputada propôs a criação de uma subcomissão para discutir a Educação Física nas escolas. Se ideia vingar e os nossos dirigentes realmente se envolverem na discussão, pode ser que tenhamos um espaço interessante.

      Abraços.

      Excluir