segunda-feira, 24 de setembro de 2018

JUMANJI: PARA QUE SERVE A EDUCAÇÃO FÍSICA?


Não é a primeira vez, e provavelmente não será a última, que a Educação Física sofre ataques no que diz respeito à apresentação de um perfil estereotipado. Em episódio da novela O Tempo Não Para, veiculado pela Rede Globo no dia 18 de setembro, um Profissional de Educação Física é retratado como alguém com visíveis limitações intelectuais e com muita dificuldade de ler, e pior, a cena insinua serem estas características comuns.

O CREF1 – RJ/ES oficiou a emissora (Ofício CREF 474/2018) requerendo a devida reparação. 
Ponto para o Conselho!!!

Aproveito para trazer à baila outra discussão que, embora não seja a mesma situação, não deixa de ter certa relação com o fato descrito acima.

Em uma das cenas iniciais do blockbuster JUMANJI – Bem vindo à Selva, uma estudante de ensino médio, Martha, questiona por que deve ser obrigada a participar das aulas de Educação Física, uma vez que estas, na visão da personagem, não têm a menor relevância. A professora tenta convencê-la do contrário, mas termina a discussão encaminhando a estudante para a “detenção”.

Penso que alguns pontos mereçam uma breve reflexão.

Primeiro, embora não seja nenhum consolo, percebemos que situações que nós profissionais que atuamos na educação básica as vezes enfrentamos, não são privilégio da Educação Física brasileira. Essa dicotomia ainda existente entre corpo e mente também é enfrentada em outros lugares.

Mas o ponto central da cena é o fato da estudante não identificar a relevância da unidade curricular Educação Física em sua formação e aí, em minha modesta opinião, temos uma considerável parcela de responsabilidade.

Trouxemos, recentemente, a discussão da Saúde para dentro da escola, o que vejo de forma bastante positiva e produtiva. O problema é que, via de regra, ainda vemos a Educação Física escolar voltada para produzir resultados muito imediatos. O ensino das habilidades motoras, especializadas ou não, acaba não deixando claro para os estudantes qual o legado essa assimilação deixará. “Não sei para que serve jogar bolas na cesta...

Quando retratamos os efeitos da atividade física, as vezes não apontamos para nossos alunos a necessidade de criação de hábitos e sedimentação de atitudes que possam lhes acompanhar ao longo de suas vidas.

Não estou falando de transformar as aulas de Educação Física em aulas teóricas, mas de contextualizar a prática. Também não estou desconsiderando a importância de traçarmos objetivos mais imediatistas, só estou afirmando que não devemos nos restringir a isso.

A busca pela autonomia que permita aos estudantes da educação básica construir conceitos de saúde e qualidade de vida, com a compreensão de que a atividade física é variável preponderante, além do investimento em outras “inteligências”, talvez possa responder os questionamentos da Martha.

Alguns dirão: mas assim como tem estudante que não gosta de Educação Física, existem aqueles que não gostam de Português e  de Matemática. É verdade, mas não vejo estudantes questionando a relevância destas disciplinas. Nos meus mais de 30 anos de magistério, diversas vezes ouvi: “detesto Matemática”, mas não me lembro de ter ouvido: “Matemática não serve para nada”.

Em minha breve passagem como conselheiro do CREF1, sempre trouxe a discussão da Educação Física escolar para a mesa. Agora, com um Presidente com DNA de professor da Educação Básica, talvez as atenções se voltem um pouco mais para isso.

Ressalto que algumas ações foram muito importantes, com destaque para a aprovação da Lei Estadual 7.195/2016. No entanto, muito ainda há para se fazer. Algumas ações de cunho meramente operacional, como fiscalizar as escolas para se certificar de que a lei  “pegou”. Outras de natureza mais programática, como voltar um pouco as atenções e recursos para discutir o legado que a Educação Física escolar pode deixar para os estudantes da educação básica.

Talvez seja interessante promovermos uma discussão sobre a inserção da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular. Lembro que este componente curricular, mais uma vez, é retratado como uma área que pode ser ministrada por profissionais generalistas, sem formação superior específica.

Parabéns ao Conselho pela inciativa de oficiar a Rede Globo. Claro que uma coisa não exclui a outra, mas a Educação Física escolar vem sofrendo ataques constantes dos órgãos responsáveis por estabelecer e implementar as políticas públicas de educação. Parabéns por ter capitaneado algumas lutas importantes, mas ainda sinto falta de um tratamento equilibrado de iniciativas voltadas para o exercício profissional nos campos escolar e não-escolar. 
Pelo menos é o sentimento deste blogueiro.

Saudações.

4 comentários:

  1. Professor! Em minha aulas de karate normalmente eu passo por situação semelhante, onde dizem "depois da pólvora isso não funciona". Ora, tento em minhas aulas mostrar que isto é mais que uma sequência de gestos motores - como qualquer esporte. O treino, além de aprender a arte em si para os fins que se propõe, possibilita aprender sobre o próprio corpo e a melhorar a vida, como por exemplo conseguir subir 3 lances de escada sem colocar os pulmões pra fora; usar tanto o braço quanto esquerdo; carregar as sacolas de compras sem parar a cada 3 minutos; não ter muitas surpresas quando fizer um hemograma, etc.

    Esta contextualização tem ajudado muito, tanto adultos quanto crianças e meu público-alvo tem se beneficiado com o treino contínuo, tanto que esses dias um dos meus alunos me disse que havia caído de moto, mas graças ao treino ele conseguiu pensar rápido e agir de forma a não se machucar muito, pois sabia onde estava cada parte do corpo e sabia como rolar para evitar algo pior.

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    1. Grande amigo André Traichel, sempre me prestigiando.
      Muito obrigado.

      É exatamente isso. Se a prática não estiver contextualizada, o aprendiz acaba não percebendo que o gesto motor não tem um fim nele mesmo. Faz parte de um todo.

      Parabéns pelo trabalho.

      Um grande abraço.

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  2. Bom dia amigo. Também acho louvável o procedimento do CREF1, enviando tal oficio a esta emissora. Mas será que neste oficio o CREF1 pede uma retratação em público pelo modo como esta emissora trata nos profissionais de Educação Física?

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    1. Boa noite.
      Pede sim. O Conselho deixa claro no ofício a necessidade da emissora se retratar publicamente.
      Se irá ocorrer, são outros quinhentos.

      Um grande abraço.

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