quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

HOMEM DE 57 ANOS MORRE EM ACADEMIA DE GINÁSTICA

A mídia noticiou a morte de um aluno durante aula de ginástica realizada em uma academia, localizada na Zona Sul. Em primeiro lugar, cabe manifestar pesar pelo ocorrido e desejar aos familiares e amigos, conforto nesta hora tão difícil.

Essa postagem é motivada pela necessidade de esclarecimentos sobre tema já tratado por esse blogueiro, em outubro de 2014: ATESTADO MÉDICO NAS ACADEMIAS.

Em matéria publicada no Jornal O Globo e veiculada, também, no Portal G1, há a informação de que:
Segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef), no estado do Rio de Janeiro há uma lei (Lei nº 4.978, de 08 de janeiro de 2007) exigindo a apresentação de atestado médico no ato da matrícula, documento que deve ser renovado a cada doze meses.
A informação está equivocada, uma vez que, em 8 de julho de 2014, foi publicada a Lei Estadual 6.765 que estabeleceu a obrigatoriedade de preenchimento, pelo interessado, do Questionário de Prontidão para Atividade Física (anexo à Lei).

Embora a Lei 4.978/2007 não tenha sido revogada, passou a ter caráter suplementar, uma vez que o atestado médico só será obrigatório para aqueles que responderem positivamente a pelo menos uma das perguntas que compõem o questionário. Se todas as respostas forem negativas, não há obrigatoriedade de apresentação do atestado médico. É o que diz a lei!
Art. 2º Fica dispensada a apresentação de atestado médico ou a obrigatoriedade de qualquer outro exame de aptidão física aos interessados que responderem negativamente a todas as perguntas do Questionário de Prontidão para Atividade Física. 
Esclarecida a questão jurídica, penso que a nova legislação é muito mais adequada à realidade vivenciada no mundo do fitness do que sua predecessora. Em geral, os alunos apresentavam atestados médicos com o texto padrão: "atesto para os devidos fins que fulano encontra-se apto para a prática de atividades físicas". Além disso, e já ouvimos muito dos colegas médicos, o atestado é válido, somente, para o momento do exame.

A nova Lei obriga os estabelecimentos a realizarem uma anamnese que, se atendidos o espírito da lei e os princípios éticos que regem nossa profissão, terá muito mais eficácia na proteção da saúde do praticante do que a simples apresentação do atestado, uma vez que o profissional de Educação Física poderá identificar, através do histórico do aluno, indícios da existência de problemas de saúde, solicitando, aí sim, que busque realizar exames médicos para que possa desenvolver suas atividades físicas dentro da margem de segurança exigível.

Saudações.

5 comentários:

  1. Boa tarde Prof. Roberto Corrêa,
    Sinceramente, o Profissional de Educação Física (não generalizando), está preparado para identificar algum problema de saúde nos alunos? Olha, eu tenho certeza que não! Entre vários motivos, vou citar dois que eu acho que é um dos principais:
    Estão direcionando as grades curriculares das escolas de Educação Física de ensino superior público, com a mesma “mentalidade” que já existe no ensino privado. É um erro grotesco! Para começar os interesses educacionais das instituições privadas são generalistas, diferentemente, da formação das instituições públicas, aonde isso vem se dissolvendo ao longo de alguns anos por culpa das atuais diretorias (totalmente despreparadas) e do REUNI, implantada no Governo do PT. Ou seja, a formação está péssima!
    O outro motivo é que não vejo qualquer melhora no nível de conhecimento e busca dentro da classe dos profissionais de Educação Física principalmente, no ramo do Fitness. Os profissionais que atuam com Fitness, me desculpem à sinceridade, estão a cada dia mais alienados com aquele universo de repetição (onde os conceitos de Ciências do treinamento passam longe, muito longe...), e o “reino da futilidade” só vai prosperando nesses ambientes de academia, onde percebem que há muito papo e pouca seriedade.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que não esta generalizando, afinal sou formado por uma universidade particular, tenho 3 especializações em fisiologia do exercício, avaliação e fisiologia neuromotora, mais fe 10 anos de experiência, vários cursos na área, tem um estúdio onde ha uma avaliação pré exercício e uma triagem para pratica da atividade física, e conheco varias instituições que trabalham da mesma forma, assim como existem profissionais de educação física ruins, também existem médicos, engenheiros, advogados, inclusive formados em universidades publicas, essa e uma avaliação preconceituosa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Professor Diego Gama. Venho presenciando um aumento na produção científica relacionada ao treinamento, seja este voltado para a alta performance competitiva ou para a saúde e qualidade de vida. Muitos estabelecimentos realizam trabalhos sérios, contando com profissionais competentes e comprometidos. Quanto à velha comparação entre as IES públicas e privadas, como egresso de graduação, stricto sensu e professor de universidade pública com muitos anos de vivência em gestão, docência e uma segunda graduação em IES privadas, posso afirmar que é possível encontrar qualidade nos dois casos, assim como encontrei falta de compromisso e incompetência em ambas.

      Excluir
  3. Prezado Prof. Roberto Corrêa,

    Parabéns pela excelente iniciativa de seu Blog, cujo conteúdo presta inestimável orientação legal a todos os profissionais de Educação Física!
    Igualmente honrado, por sabê-lo egresso da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

    Saudações cordiais e acadêmicas,

    LEANDRO NOGUEIRA S. FILHO
    Professor Adjunto
    Diretor EEFD-UFRJ
    Mat. SIAPE 1172434
    CREF 000829-G/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Professor Leandro Nogueira,
      É com muito orgulho que recebo seu comentário. Primeiro pelo reconhecimento em si de que tenho conseguido, dentro de minhas limitações e de alguma forma, contribuir com o crescimento de nossa profissão.
      Segundo por ter vindo do Diretor da Instituição na qual dei meus primeiros passos no mundo da Educação Física. Passos esses que, pelas orientações recebidas ainda na adolescência, me conduziram e conduzem até os dias de hoje.
      Salve a EEFD - UFRJ!!! Muita saudade.
      Saudações.

      Excluir