sábado, 9 de maio de 2015

E AÍ...VOCÊ TEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA?

Queridos leitores,
Depois de um merecido mês de descanso, retorno com nossas postagens, mantendo o objetivo que deu nascimento a esse blog: contribuir com profissionais e estudantes de Educação Física e com a sociedade em geral, para esclarecimentos e reflexões sobre este nobre campo de conhecimento, que tem tantas possibilidades de atuação.

Estou vivenciando a oportunidade de visitar Cursos Superiores de Educação Física trazendo à baila o tema Ética e Responsabilidade Profissional. Dentre outras, tenho afirmado a necessidade de que a práxis dos profissionais encontre suporte em três grandes eixos norteadores: CAPACIDADE, COMPETÊNCIA E COMPROMISSO.

Aqui, dedicarei breves palavras para tratar do terceiro deles.
Não devemos restringir compromisso à mera capacidade de organização que obriga a qualquer profissional atuar com assiduidade e pontualidade. Vamos muito mais além.

O profissional de Educação Física tem, em primeiro lugar, compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, independentemente do local em que atue e quem seja o beneficiário de seus serviços. Ao atuar com seus alunos, clientes, pacientes etc., deve ter sempre a preocupação de multiplicar valores positivos, voltados à edificação da solidariedade, do respeito ao próximo, do amor, da igualdade e da cumplicidade. De nada adianta todo o conhecimento do mundo se este não estiver voltado a fazer o bem.

O profissional de Educação Física deve ter compromisso com o “fazer certo”, que além de se referir ao que é cientificamente correto, atrela-se ao primeiro compromisso citado: fazer o bem. Como nos disse Einstein, pior do que fazer errado é ver o errado sendo feito e nada fazer. Se estiver errado, deve ser corrigido, ainda que isso nos traga alguns conflitos, especialmente quando estivermos lidando com colegas de profissão.

O profissional de Educação Física deve procurar fazer o que for possível. É comum, diante das dificuldades, ouvirmos alguns colegas indagarem: de que adianta eu fazer isso, se ninguém mais faz? Se não for possível fazer tudo, que pelo menos não poupe esforços para fazer tudo que possa. Se fizermos o mínimo, já teremos feito muito mais do que aqueles que nada fizeram.

Vejo muitas vezes colegas reclamando sobre a falta de valorização do professor, as péssimas condições de trabalho, da baixa remuneração, dentre outras. É preciso que tenhamos claro que, o espaço que a Educação Física merece ocupar no cenário social nunca nos será dado. Terá que ser conquistado, com muita luta, estudo, amadurecimento, organização, capacidade, competência e COMPROMISSO. A indignação que não se transforma em ação, será sempre mera indignação.

Agora... se você é daqueles que repete o jargão: “andorinha só não faz verão”; que ao ver posturas inadequadas de colegas, prefere não se indispor; que se esconde atrás das dificuldades para dizer simplesmente que não tem como trabalhar; que passa o tempo todo reclamando do que não tem, mas não move uma palha para mudar a situação, você provavelmente será um profissional medíocre em qualquer área que escolha.

Não venha culpar a Educação Física por isso.

Boa reflexão.
Saudações.

2 comentários:

  1. Excelente Prof. Roberto!
    Me chamo Luis Filipe e tive a oportunidade ímpar de ter sido seu aluno na UNIABEU.
    E já nesta época, você nos leva a refletir sobre este assunto!
    E esta frase tem sido como injeção de ânimo pra mim desde aquela época: "A indignação que não se transforma em ação, será sempre mera indignação".
    Sinto orgulho em ter sido seu aluno!
    Continue, não desista!
    Deus te abençoe!
    "O choro pode durar uma noite, mas a alegria, vêm pela manhã" - Salmos 30:5b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu contato Luis Filipe.
      É sempre muito bom quando descobrimos que conseguimos contribuir para a formação de novos colegas de profissão.
      Cada semente que plantamos, somamos mais uma andorinha ao bando e, certamente, em breve conseguiremos curtir um belo verão.
      Estamos juntos nessa!!!
      Um grande abraço.

      Excluir